Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 

Administração 2017-2020
Data: 09/10/2017 Hora: 13:54:00
NOTÍCIAS

 

AÇÕES DO DEPARTAMENTO DE MEIO AMBIENTE

DE SANTO ANTÔNIO DA ALEGRIA-SP

 

NOTÍCIAS

- A Nascente Modelo/2017 escolhida foi a Nascente situada no Bairro Paredão, de propriedade do senhor Antônio José da Freiria, próximo da estrada para Cajuru. Esta nascente foi escolhida porque estava degradada e hoje é um exemplo de recuperação e proteção de nossos recursos hídricos.

 

-Brigada anti-incêndio reúne com proprietários rurais próximos às Serras de nosso município, conselheiros ambientais e departamento de Meio Ambiente na busca de ações preventivas contra incêndios devido ao longo período de estiagem pelo qual o nosso município está atravessando. Uma primeira ação é a produção de aceiros que provoca a descontinuidade de mata seca bloqueando a passagem do fogo.

 

- Município realiza Feirinha do Troca Tudo, na Praça do Rosário. O objetivo é a colaboração para a construção de um município mais sustentável com uso menor dos recursos naturais.

 

- Cati, Senar, Sindicato de Altinópolis e Produtores da Micro Bacia da Antinha reúnem para cursos de qualificação para produção de hortaliças com certificação orgânica na busca de incentivo à produção sustentável de alimentos.

 

- Professores da rede pública municipal desenvolvem ações de educação ambiental cujo foco é a importância da biodiversidade. Os alunos tiveram aulas expositivas, teatrinho, concurso de mímicas. Elaboraram muitos trabalhos decorativos que foram utilizados na montagem da Feira Cultural, cujo tema central foi o Meio Ambiente.

 

-Em dia “D” de gestão participativa, que aconteceu durante a Feira Cultural, a população foi consultada sobre qual área do município precisaria de arborização. A decisão é que esta área eram os canteiros finais da Avenida, próximo ao Posto Alvorada. Tão logo as chuvas começaram, o plantio na área foi iniciado.

 

- Piloto de compostagem desenvolvido pelo técnico em Agricultura Leonardo, do Programa Jovens Agricultores do Futuro, vai aproveitar os resíduos da poda de árvores urbanas e reutilizá-los em hortas do Projeto e em áreas verdes do município. Com isso, haverá a redução de resíduos que seriam jogados no aterro, aumentando sua vida útil.

 

-Plano de coleta seletiva faz um levantamento do processo realizado no município e elabora um cronograma de aumento gradativo na coleta até que chegue próximo ao potencial de reciclagem do lixo produzido.

 

 

Enviar esta notícia para um amigo

Reportar erro

Galeria de Fotos

Data: 09-10-2017 13:54:00