Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 

Administração 2017-2020
NOVEMBRO AZUL

Campanha Novembro Azul 2018: prevenção do câncer de próstata

fita Novembro Azul

Campanha Novembro Azul 2018 tem o intuito de conscientizar a população masculina sobre a prevenção do câncer de próstata, já que grande parte dos quadros detectados precocemente apresentam um elevado índice de cura. Pensando nisso, o artigo de hoje tem o objetivo de informar sobre a doença, destacando as formas de detectá-la antecipadamente.

Campanha Novembro Azul 2018 conscientiza população sobre o câncer de próstata

Assim como o mês de Outubro é lembrado pela campanha de conscientização sobre o câncer de mama (Outubro Rosa), o mês de Novembro se dedica à prevenção do câncer de próstata, a neoplasia sólida mais comum e a segunda maior causa de óbito oncológico no sexo masculino.

O câncer de próstata é uma doença silenciosa, que não costuma manifestar sintomas ao paciente. Por isso, a prevenção é essencial para a detecção precoce e tratamento efetivo do quadro.

Em nota, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) publicou diretrizes sobre o rastreamento do câncer de próstata.

De acordo com a SBU, apesar dos avanços terapêuticos, cerca de 25% dos pacientes com câncer de próstata ainda morrem devido à doença. Atualmente, cerca de 20% ainda são diagnosticados em estágios avançados, embora um declínio importante tenha ocorrido nas últimas décadas em decorrência, principalmente, de políticas de rastreamento da doença e maior conscientização da população masculina.

É por isso que a SBU mantém sua recomendação de que homens a partir de 50 anos devem procurar um profissional especializado para a condução de uma avaliação individualizada. Pacientes negros ou com parentes de primeiro grau que já apresentaram câncer de próstata devem começar aos 45 anos, pois possuem mais chances de desenvolver a doença.

O rastreamento deverá ser realizado após ampla discussão de riscos e potenciais benefícios, em decisão compartilhada com o paciente. Após os 75 anos, poderá ser realizado apenas para aqueles com expectativa de vida acima de 10 anos.

Campanha Novembro Azul 2018: a importância dos procedimentos preventivos

O artigo Relembre a importância do exame de toque para um diagnóstico rápido, publicado em nosso blog, traz diversas informações relevantes sobre a necessidade da prevenção no combate ao avanço do câncer de próstata em pacientes.

Quando detectado precocemente, o câncer de próstata possui entre 80% a 90% de chance de cura. O exame de toque, realizado por médicos urologistas, é um dos principais procedimentos utilizados para o diagnóstico inicial do câncer de próstata.  O procedimento é simples, dura menos de dois minutos e deve ser feito por um urologista.

Além do exame de toque, o urologista realiza um exame físico complementar e solicita exames laboratoriais, como o PSA e o exame comum de urina. O exame de PSA complementa o exame do toque.

Cada paciente deve ser tratado de forma individualizada, com a realização de procedimentos adequados e específicos. Por isso, busque sempre um profissional especializado e com ampla experiência em sua área de atuação.

 

FONTE: Urologista Sanchotene

Médico Urologista desde 1995, o Dr. Elton Sanchotene atendeu mais de 73 mil pacientes e realizou mais de 12 mil cirurgias, atendendo em diversas áreas da Urologia:

·          Bexiga Hiperativa

·          Incontinência Urinária

·          Prolapso Vaginal

·          Pedra nos Rins

·          Próstata

A PREFEITURA MUNICIPAL APOIA ESTA CAUSA!

Data: 01-11-2018 09:08:00